Minicursos

III Seminário de Letras – Campus III/UEPB
MINICURSOS  
Minicurso 01: Fonéticas de Interlínguas
Ementa: Este minicurso apresenta conceitos básicos de Fonética e Fonologia da língua inglesa (LE) confrontados com os de língua portuguesa (LM) através de noções iniciais de aspectos segmentais e suprassegmentais com o intuito de promover o  aperfeiçoamento  do  ensino  de  pronúncia  levando  em  consideração  as transferências fonológicas do português brasileiro na produção do inglês.
Ministrante: Prof.Dr. Leônidas José da Silva Jr – (UEPB/CH)
Minicurso 02: Semiótica e Literatura comparada: A arte em diálogo com Peirce
Ementa: O minicurso discute o estudo da ideoscopia peirceana, focando a análise nos modelos de representação icônico, indicial e simbólico nos estudos comparados entre poemas concretos e obras literárias e cinema. Objetivando utilizar a semiótica peirceana como instrumento de análise e comparação entre textos verbais, que carregam aspectos visuais em sua composição, e não verbais ao explorar, nos textos, os sentidos através de um conjunto de características literárias e semióticas.
Ministrante: Profa. Clara Mayara de Almeida Vasconcelos (PPGL/UFPB)
Minicurso 03: Literatura de Cordel: O Nordeste como voz popular (VAGAS ESGOTADAS)
Ementa: Exposição da Literatura popular através do cordel, desde suas origens europeias até os dias atuais. Estudos dirigidos à sua evolução e às peculiaridades tais como a questão do gênero literário (uma miríade de possibilidades). Visão geral dos cantadores/repentistas do nordeste brasileiro e sua expressão poética da sua temática, além dos versos improvisados e pelejas. Mostra de xilogravuras e sua importância para o cordel com o objetivo de aproximar o texto não verbal dos versos dos folhetos.
Ministrante: Oziel Rodrigues Chaves (UEPB/PPGLI)
Minicurso 04: Mídias Digitais no Ensino de Línguas (Vagas esgotadas) 
Ementa: Tendo em vista o crescente desenvolvimento das mídias digitais, torna-se imprescindível que a escola, enquanto instituição formadora, e o professor, como mediador dessa formação, passem a implantar em suas práticas de ensino estes recursos que contribuem significativamente com o processo de ensino-aprendizagem. É no âmbito dessa problemática que o presente minicurso se insere. Objetivamos fornecer aos professores e professores em formação, possibilidades para a utilização das novas tecnologias no ensino de línguas, através de metodologias acessíveis, a exemplo da WebQuest, do Blog, do Chat, entre outros.
Ministrantes: Prof. José Alberto C. de Araújo (IFPB)
               Profa. Maria Jaberlânye da S. Nelo (GELIT/UFPB/CNPq)
Minicurso 05: O que é mesmo letramento?
Ementa: Objetivamos apresentar um breve histórico dos estudos acerca dos Letramentos mediante a apresentação dos principais conceitos da área. Nesse sentido, teremos como ponto de partida a década de 80, com os Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 1984), até alcançarmos os debates atuais sobre a Pedagogia de Multiletramentos (ROJO & MOURA, 2012). Por fim, compartilharemos experiências de algumas pesquisas e projetos ancorados nessa perspectiva de leitura e escrita enquanto práticas sociais.
Ministrantes: Prof. Me. Fábio Pessoa da Silva (UFPB/PROLING/GELIT)
Prof.ª Ma. Luana Francisleyde Pessoa de Farias (UFPB/PROLING/GELIT)
Minicurso 06: O uso de sequencias didáticas para o ensino de gêneros textuais. (VAGAS ESGOTADAS). 
Ementa: Em face a necessidade de introduzir o ensino de língua Inglesa através de gêneros textuais nas escolas da rede pública, este minicurso objetiva apresentar alguns procedimentos teórico-metodológicos para elaboração de uma sequência didática (SD) no contexto das escolas de ensino regular. Neste sentido, para desenvolvimento deste minicurso, utilizaremos como fundamentação teórica, o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) desenvolvido por Bronckart (2009, 2006) e pesquisadores de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) para fundamentar as reflexões sobre a SD. Este minicurso propõe fomentar o conhecimento teórico e prático sobre a função, produção e aplicação de sequências didáticas.
Ministrantes: Prof.ª. Ma. Rosycléa Dantas Silva (UEPB/CH)
               Prof.ª. Esp. Senizia Cordeiro (UEPB/CH)
Minicurso 07: “Estou falando de amor e não da tua doença”: Uma fragmentada história do discurso amoroso na Literatura Ocidental - (vagas esgotadas)
Ementa: A história dos afetos encontra na produção literária um espaço bastante peculiar. Dentre tantos sentimentos representados nas mais diversas obras, escolhemos o "amor", e neste caso, de forma mais específica, do envolvimento amoroso entre pessoas. Optamos por apresentar tal história de forma fragmentada, pois assim como Roland Barthes (1977), dentre as chaves de leituras possíveis de (in)compreensão do discurso amoroso no ocidente. 
Ministrante: Prof. Carlos Adriano Ferreira de Lima (UEPB/CH)
Minicurso 08: Literatura popular: A cultura retratada em Poesia
Ementa: Este minicurso tem o objetivo de contemplar, conhecer, discutir e trabalhar a Cultura Popular retratada nas suas variadas formas. Numa perspectiva interacionista, trocaremos experiências e construiremos propostas de como trabalhar Literatura Popular em sala de aula.
Ministrantes: Eduarda de Fátima Dantas Vidal (UEPB/CEDUC)
               Isadora Meira Barros da Rocha (UEPB/CEDUC)
                Maria do Desterro Rodrigues da Silva (UEPB/CEDUC)
Minicurso 09: Tipologia textual X Gêneros: Afinal, qual a diferença?
Ementa: Nosso principal foco será discutir acerca do ensino/abordagem dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, apresentaremos o conceito de Gêneros (BAKHTIN, 1997) explicitando suas particularidades e as relações que estes estabelecem com a Tipologia Textual (MARCUSCHI, 2008). Por fim, iremos compartilhar de maneira prática de que forma essas relações acontecem, sugerindo assim, algumas propostas de como elaborar um trabalho didático produtivo, baseando-se nesta perspectiva.
Ministrantes: Karla Valéria Araújo Silva  (UEPB-Esp. Língua/Linguística)
                Pedro Fernandes da Silva Júnior (UEPB)
Minicurso 10: Leitura do texto literário
Ementa: O minicurso tem como objetivo apresentar propostas de abordagem do texto literário a partir de uma perspectiva que valoriza a imaginação, o ludismo sonoro, a problematização de sentimentos e paixões, dentre outras questões. Inicialmente, discutiremos aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações, a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o leitor e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. Desse modo, tem-se por foco a perspectiva uma abordagem que se centra na interação do texto com o leitor, favorecendo assim um diálogo com a linguagem literária e não a mera aprendizagem de um saber sobre o gênero.
Ministrante: Profa. Dra. Maria Suely da Costa (UEPB/CH)
Minicurso 11: Os padrões de construção sintática e a estrutura tópico-comentário em redações escolares
Ementa: Este minicurso apresenta os padrões de construções sintática na Língua Portuguesa. O que é a estrutura tópico-comentário? Quais as suas características? Há proeminência desses padrões em redações escolares? Não é de surpreender que, na maioria das vezes, o uso de sentenças com estrutura tópico-comentário em redações escolares seja rejeitado pelos professores. O desconhecimento dessa realidade os tem levado a corrigirem determinadas sentenças presentes em redações escolares como incorretas. Diante do exposto os objetivos propostos são: (i) conhecer os padrões de construções sintáticas na Língua Portuguesa: a estrutura tópico-comentário. (ii) Identificar em redações escolares os padrões de construções sintáticas e a estrutura tópico-comentário. (iii) Analisar os padrões de construções sintáticas presentes em redações escolares
Ministrante: Profa. Dra. Adriana Sales Barros (UEPB/CH)
Minicurso 12: Mito, imaginário e fantasia na literatura infanto-juvenil contemporânea: O fantástico e o maravilhoso volta à cena (vagas esgotadas)
Ementa: É inegável que quando nos referimos à Mitologia, por impulso associamos esta palavra às lendas, por também poder ser conferido ao mito um caráter oposto à realidade. No entanto, o que diferencia as lendas dos mitos é o fato de serem atribuídas as referidas narrativa valores sociais diferentes, já que, mesmo tratando de acontecimentos fantásticos, as lendas podem ser contadas por quaisquer pessoas, diferente dos mitos que têm um caráter sagrado de revelação. Dessa forma, este minicurso propõe um percurso sobre a Mitologia Erudita (greco-romana), bem como sobre a Mitologia Africana, destacando semelhanças, particularidades e visando combater a sobreposição cultural ocasionada pela falta de conhecimento ou preconceito. Trazendo ao centro da discussão a tradição oral e seus representantes: guardiões da palavra falada, gritos e rapsodos; objetivamos encaminhar nosso debate para a cultura popular, tradição oral e folclore, destacando as diferenças entre os tradicionalistas e escritores tradicionalistas, para, por fim, mergulharmos na literatura infanto-juvenil, a fim de analisarmos as tendências contemporâneas de representação dos mitos.
Ministrante: Felipe Pereira da Silva (PPGLI/UEPB)
              Maria Aparecida Almeida (UEPB)  
Minicurso 13: Variação dialetal: O preconceito linguístico nas aulas de Língua Portuguesa
Ementa: A variação dialetal é uma realidade da língua, seja ela portuguesa ou qualquer outra, pois depende de sua construção cultural, ou seja, cada variação é fruto de seu meio e da dinamicidade da língua. A padronização linguística não é de forma alguma uma intenção geral da sociedade, é antes uma imposição de uma minoria economicamente privilegiada e que se acha detentora da melhor forma de expressão dialetal. Um ensino de Língua Portuguesa que privilegia a gramática normativa em uma tentativa de eliminar as variações dialetais trabalha não em prol de uma educação democrática e inclusiva, mas, elitizada, seletiva e impositiva. Diante dessa realidade, o que se pretende neste minicurso é discutir a questão do preconceito linguístico no ensino de Língua Portuguesa, buscando traçar estratégias de readequação do pensamento de docentes e educandos quanto as suas variedades dialetais, promovendo o respeito ao modo de falar do outro e o entendimento da importância atribuída pela sociedade à variante padrão que poderá e deverá ser dominada pelos estudantes sem prejuízo dos diferentes dialetos, que poderão ser utilizados em diferentes contextos de comunicação.

Ministrante: Danielle dos S.M Coppi (UEPB – Esp. em Língua/Linguística)
Minicurso 14: O que sabem e o que fazem os professores: As TICs na Educação
Ementa: Martín (2004), afirma que as TIC´s (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação), já não pertencem a um tempo futuro, estando estas há algum tempo inseridas dentro da nossa sociedade contemporânea, fazendo deste modo, parte não só de nossas vidas corriqueiras, mas também da nossa cultura e linguagem. Pensando nisso, esse Minicurso discutirá as varias vertentes - as quais -  poderemos seguir enquanto professores de português e espanhol em formação para utilizarmos as TIC´s em nossas praticas de ensino.
Ministrantes: Kariny Dias de Oliveira (UEPB)
               Bruno Vinicius Pessoa Santos (UFPB)