III Seminário de Letras – Campus
III/UEPB
|
MINICURSOS
|
Minicurso 01: Fonéticas de
Interlínguas
|
Ementa:
Este minicurso
apresenta conceitos básicos de Fonética e Fonologia da língua inglesa (LE)
confrontados com os de língua portuguesa (LM) através de noções iniciais de
aspectos segmentais e suprassegmentais com o intuito de promover o aperfeiçoamento do
ensino de pronúncia
levando em consideração as transferências fonológicas do português
brasileiro na produção do inglês.
Ministrante: Prof.Dr. Leônidas José da Silva Jr –
(UEPB/CH)
|
Minicurso 02: Semiótica e Literatura
comparada: A arte em diálogo com Peirce
|
Ementa:
O minicurso discute o estudo da ideoscopia
peirceana, focando a análise nos modelos de representação icônico, indicial e
simbólico nos estudos comparados entre poemas concretos e obras literárias e
cinema. Objetivando utilizar a semiótica peirceana como instrumento de
análise e comparação entre textos verbais, que carregam aspectos visuais em
sua composição, e não verbais ao explorar, nos textos, os sentidos através de
um conjunto de características literárias e semióticas.
Ministrante: Profa. Clara Mayara de Almeida Vasconcelos (PPGL/UFPB)
|
Minicurso 03: Literatura de Cordel: O
Nordeste como voz popular (VAGAS ESGOTADAS)
|
Ementa:
Exposição da Literatura
popular através do cordel, desde suas origens europeias até os dias atuais.
Estudos dirigidos à sua evolução e às peculiaridades tais como a questão do
gênero literário (uma miríade de possibilidades). Visão geral dos
cantadores/repentistas do nordeste brasileiro e sua expressão poética da sua
temática, além dos versos improvisados e pelejas. Mostra de xilogravuras e
sua importância para o cordel com o objetivo de aproximar o texto não verbal
dos versos dos folhetos.
Ministrante: Oziel Rodrigues Chaves (UEPB/PPGLI)
|
Minicurso 04: Mídias Digitais no
Ensino de Línguas (Vagas esgotadas)
|
Ementa:
Tendo em vista o
crescente desenvolvimento das mídias digitais, torna-se imprescindível que a
escola, enquanto instituição formadora, e o professor, como mediador dessa
formação, passem a implantar em suas práticas de ensino estes recursos que
contribuem significativamente com o processo de ensino-aprendizagem. É no
âmbito dessa problemática que o presente minicurso se insere. Objetivamos
fornecer aos professores e professores em formação, possibilidades para a
utilização das novas tecnologias no ensino de línguas, através de
metodologias acessíveis, a exemplo da WebQuest, do Blog, do Chat, entre
outros.
Ministrantes: Prof. José Alberto C. de
Araújo (IFPB)
Profa. Maria Jaberlânye da S. Nelo
(GELIT/UFPB/CNPq)
|
Minicurso 05: O que é mesmo
letramento?
|
Ementa:
Objetivamos
apresentar um breve histórico dos estudos acerca dos Letramentos mediante a
apresentação dos principais conceitos da área. Nesse sentido, teremos como
ponto de partida a década de 80, com os Novos Estudos sobre Letramento
(STREET, 1984), até alcançarmos os debates atuais sobre a Pedagogia de
Multiletramentos (ROJO & MOURA, 2012). Por fim, compartilharemos
experiências de algumas pesquisas e projetos ancorados nessa perspectiva de
leitura e escrita enquanto práticas sociais.
Ministrantes: Prof.
Me. Fábio Pessoa da Silva (UFPB/PROLING/GELIT)
Prof.ª Ma. Luana Francisleyde Pessoa de Farias
(UFPB/PROLING/GELIT)
|
Minicurso 06: O uso de sequencias
didáticas para o ensino de gêneros textuais. (VAGAS ESGOTADAS).
|
Ementa:
Em face a necessidade de introduzir o ensino de
língua Inglesa através de gêneros textuais nas escolas da rede pública, este
minicurso objetiva apresentar alguns procedimentos teórico-metodológicos para
elaboração de uma sequência didática (SD) no contexto das escolas de ensino
regular. Neste sentido, para desenvolvimento deste minicurso, utilizaremos
como fundamentação teórica, o quadro teórico-metodológico do Interacionismo
Sócio discursivo (ISD) desenvolvido por Bronckart (2009, 2006) e
pesquisadores de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) para fundamentar
as reflexões sobre a SD. Este minicurso propõe
fomentar o conhecimento teórico e prático sobre a função, produção e
aplicação de sequências didáticas.
Ministrantes: Prof.ª. Ma. Rosycléa
Dantas Silva (UEPB/CH)
Prof.ª.
Esp. Senizia Cordeiro (UEPB/CH)
|
Minicurso 07: “Estou falando de amor
e não da tua doença”: Uma fragmentada história do discurso amoroso na
Literatura Ocidental - (vagas esgotadas)
|
Ementa:
A história dos afetos encontra
na produção literária um espaço bastante peculiar. Dentre tantos sentimentos
representados nas mais diversas obras, escolhemos o "amor", e neste
caso, de forma mais específica, do envolvimento amoroso entre pessoas.
Optamos por apresentar tal história de forma fragmentada, pois assim como
Roland Barthes (1977), dentre as chaves de leituras possíveis de
(in)compreensão do discurso amoroso no ocidente.
Ministrante: Prof. Carlos
Adriano Ferreira de Lima (UEPB/CH)
|
Minicurso 08: Literatura popular: A
cultura retratada em Poesia
|
Ementa:
Este minicurso tem o objetivo de contemplar,
conhecer, discutir e trabalhar a Cultura Popular retratada nas suas variadas
formas. Numa perspectiva interacionista, trocaremos experiências e
construiremos propostas de como trabalhar Literatura Popular em sala de aula.
Ministrantes: Eduarda de Fátima Dantas Vidal (UEPB/CEDUC)
Isadora Meira Barros da Rocha (UEPB/CEDUC)
Maria do Desterro Rodrigues da
Silva (UEPB/CEDUC)
|
Minicurso 09: Tipologia textual X
Gêneros: Afinal, qual a diferença?
|
Ementa:
Nosso principal foco será discutir acerca do
ensino/abordagem dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Para
tanto, apresentaremos o conceito de Gêneros (BAKHTIN, 1997) explicitando suas
particularidades e as relações que estes estabelecem com a Tipologia Textual
(MARCUSCHI, 2008). Por fim, iremos compartilhar de maneira prática de que
forma essas relações acontecem, sugerindo assim, algumas propostas de como
elaborar um trabalho didático produtivo, baseando-se nesta perspectiva.
Ministrantes: Karla
Valéria Araújo Silva (UEPB-Esp. Língua/Linguística)
Pedro
Fernandes da Silva Júnior (UEPB)
|
Minicurso 10: Leitura do texto
literário
|
Ementa:
O minicurso tem como
objetivo apresentar propostas de abordagem do texto literário a partir de uma
perspectiva que valoriza a imaginação, o ludismo sonoro, a problematização de
sentimentos e paixões, dentre outras questões. Inicialmente, discutiremos aspectos
teóricos sobre leitura e suas implicações, a valorização do texto literário
como possibilidade de estimular um pacto entre o leitor e o texto, permitindo
uma vivência singular com a obra. Desse modo, tem-se por foco a perspectiva
uma abordagem que se centra na interação do texto com o leitor, favorecendo
assim um diálogo com a linguagem literária e não a mera aprendizagem de um
saber sobre o gênero.
Ministrante:
Profa. Dra. Maria Suely da Costa (UEPB/CH)
|
Minicurso 11: Os padrões de
construção sintática e a estrutura tópico-comentário em redações escolares
|
Ementa: Este minicurso apresenta os padrões de construções sintática na
Língua Portuguesa. O que é a estrutura tópico-comentário? Quais as suas
características? Há proeminência desses padrões em redações escolares? Não é de surpreender que, na maioria das vezes, o uso de sentenças com
estrutura tópico-comentário em redações escolares seja rejeitado pelos
professores. O desconhecimento dessa realidade os tem levado a corrigirem
determinadas sentenças presentes em redações escolares como incorretas. Diante
do exposto os objetivos propostos são: (i) conhecer os padrões de construções
sintáticas na Língua Portuguesa: a estrutura tópico-comentário. (ii)
Identificar em redações escolares os padrões de construções sintáticas e a
estrutura tópico-comentário. (iii) Analisar os padrões de construções
sintáticas presentes em redações escolares
Ministrante:
Profa. Dra. Adriana Sales Barros (UEPB/CH)
|
Minicurso
12: Mito, imaginário e fantasia na literatura infanto-juvenil contemporânea:
O fantástico e o maravilhoso volta à cena (vagas esgotadas).
|
Ementa:
É
inegável que quando nos referimos à Mitologia, por impulso associamos esta
palavra às lendas, por também poder ser conferido ao mito um caráter oposto à
realidade. No entanto, o que diferencia as lendas dos mitos é o fato de serem
atribuídas as referidas narrativa valores sociais diferentes, já que, mesmo
tratando de acontecimentos fantásticos, as lendas podem ser contadas por
quaisquer pessoas, diferente dos mitos que têm um caráter sagrado de
revelação. Dessa forma, este minicurso propõe um percurso sobre a Mitologia
Erudita (greco-romana), bem como sobre a Mitologia Africana, destacando
semelhanças, particularidades e visando combater a sobreposição cultural
ocasionada pela falta de conhecimento ou preconceito. Trazendo ao centro da
discussão a tradição oral e seus representantes: guardiões da palavra falada,
gritos e rapsodos; objetivamos encaminhar nosso debate para a cultura
popular, tradição oral e folclore, destacando as diferenças entre os
tradicionalistas e escritores tradicionalistas, para, por fim, mergulharmos
na literatura infanto-juvenil, a fim de analisarmos as tendências
contemporâneas de representação dos mitos.
Ministrante: Felipe Pereira da Silva
(PPGLI/UEPB)
Maria Aparecida Almeida (UEPB)
|
Minicurso 13: Variação dialetal: O
preconceito linguístico nas aulas de Língua Portuguesa
|
Ementa: A variação dialetal é uma realidade da língua,
seja ela portuguesa ou qualquer outra, pois depende de sua construção
cultural, ou seja, cada variação é fruto de seu meio e da dinamicidade da
língua. A padronização linguística não é de forma alguma uma intenção geral
da sociedade, é antes uma imposição de uma minoria economicamente
privilegiada e que se acha detentora da melhor forma de expressão dialetal.
Um ensino de Língua Portuguesa que privilegia a gramática normativa em uma
tentativa de eliminar as variações dialetais trabalha não em prol de uma
educação democrática e inclusiva, mas, elitizada, seletiva e impositiva.
Diante dessa realidade, o que se pretende neste minicurso é discutir a
questão do preconceito linguístico no ensino de Língua Portuguesa, buscando
traçar estratégias de readequação do pensamento de docentes e educandos
quanto as suas variedades dialetais, promovendo o respeito ao modo de falar
do outro e o entendimento da importância atribuída pela sociedade à variante
padrão que poderá e deverá ser dominada pelos estudantes sem prejuízo dos
diferentes dialetos, que poderão ser utilizados em diferentes contextos de
comunicação.
Ministrante:
Danielle dos S.M Coppi (UEPB – Esp. em Língua/Linguística)
|
Minicurso 14: O que
sabem e o que fazem os professores: As TICs na Educação
|
Ementa:
Martín (2004), afirma que as TIC´s (Novas Tecnologias da Informação e
Comunicação), já não pertencem a um tempo futuro, estando estas há algum
tempo inseridas dentro da nossa sociedade contemporânea, fazendo deste modo,
parte não só de nossas vidas corriqueiras, mas também da nossa cultura e
linguagem. Pensando nisso, esse Minicurso discutirá as varias vertentes - as
quais - poderemos seguir enquanto
professores de português e espanhol em formação para utilizarmos as TIC´s em
nossas praticas de ensino.
Ministrantes: Kariny Dias de Oliveira
(UEPB)
Bruno Vinicius Pessoa Santos
(UFPB)
|