Grupos de Trabalhos

Grupo de Trabalhos
GT: 01 - Fonética & Fonologia
Coordenador: Prof. Dr. Leônidas José da Silva Jr – (UEPB/CH)

Ementa: Este GT contempla trabalhos nas áreas de Fonética, Fonologia e  Prosódia indo da  percepção  às  análise  de  dados  experimentais  em  estudos  de  Língua Materna, Língua Inglesa e Interlínguas.
GT: 02 - Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa
Coordenador: Prof. Dr. Leônidas José da Silva Jr – (UEPB/CH)

Ementa: Este GT contempla trabalhos sobre práticas pedagógicas de ensino  de língua inglesa  em  suas  diversas  modalidades  a  contar  com:  1-  Oralidade  & Letramento;  2-  Estratégias  de  leitura  e  escrita;  3-  Aspectos  interculturais;  4-Textos  literários  no  ensino  de  língua  inglesa;  5-  Recursos  tecnológicos  a serviço do ensino de inglesa
GT: 03 – Estágio supervisionado e a formação dos professores de línguas
Coordenadores: 
Prof. Me. Fábio Pessoa da Silva (UFPB/PROLING/GELIT
Prof.ª Ma. Luana Francisleyde Pessoa de Farias (UFPB/PROLING/GELIT)

Ementa: Este Grupo Temático objetiva reunir trabalhos provenientes das vivências (observação e regência) durante o Estágio Supervisionado em Letras e/ou Pedagogia, como também pesquisas que problematizem o espaço e o tratamento oferecidos a esse período de formação fundamental nas licenciaturas. Para tanto, destacamos alguns eixos temáticos: O estágio como espaço de pesquisa; Entraves, avanços e desafios no estágio supervisionado; A construção da identidade docente; Letramentos e formação docente
GT: 04 – Teoria e crítica Literária e análise dos gêneros narrativos
Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Cirilo Valones (UEPB/CH)

Ementa: Este GT pretende receber trabalhos sobre Teoria Literária e gêneros literários narrativos. Espera-se trabalhos que abordem aspectos metodológicos sobre Teoria e Crítica Literária ou que analisem e critiquem textos narrativos e dramáticos, fundamentado nas tendências teórico-críticas sobre narrativa literária e seus aspectos históricos e formais, dentro do gêneros narrativo, a exemplo de epopeias, romances, contos, novelas, fábulas e crônicas, e do dramático, como tragédias, dramas, autos e comédias.
GT: 05- Trabalho docente e suas representações
Coordenadoras: Prof.ª. Ma. Rosycléa Dantas Silva (GELIT/UFPB)
                                  Prof.ª Esp. Senizia Cordeiro (GELIT/UFPB)

Ementa: O trabalho do professor tem sido objeto de inúmeras pesquisas na Linguística Aplicada (LA) que o tem estudado a partir de diferentes perspectivas e paradigmas. Cientes da complexidade desse objeto, a LA tem, nos últimos anos, discutido o trabalho do professor a partir das contribuições das Ciências do Trabalho (SAUJAT, 2004; BUENO, 2009), como é o caso dos estudos pautados na linha teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006, 2008; BUENO, 2007; CRISTOVÃO, 2008, entre outros). Nesse sentido, este GT tem como proposta criar um espaço para discussão sobre investigações e práticas que tenham o objetivo de refletir sobre as questões referentes ao trabalho docente.

GT: 06- Diálogos entre mídias: a literatura, como princípio, meio e longe de ter um fim.
Coordenador: Prof. Carlos Adriano Ferreira de Lima (UEPB/CH)

Ementa: Este Grupo Temático tem como objetivo oferecer um espaço de discussão entre as mídias com o literário, para tanto, os conceitos e noções de adaptação, adaptabilidade, tradução semiótica, intersemiótica, releituras, transliteração, assim como outros não elencados, mas que tornem possíveis modificar as formas de pensar, refletir e problematizar as mediações com o suporte literário. Objetivamos apresentar aos interessados na proposta do GT um diálogo intercultural em que os meios/mídia integram e desintegram objetos, noções e conceitos, em que a polissemia de conceitos e noções demonstrem, desconstruam uma literatura estanque, e sim, uma nova forma de leitura que a mesma encontra em novos tempos, espaços e mídias.
GT: 07- Literaturas Africanas e da diáspora negra
Coordenadoras:  Prof.ª Drª Rosilda Alves Bezerra (UEPB/CH)
                                 Prof.ª  Drª Sueli Meira Liebig (UEPB/CH)

Ementa: Este grupo de trabalho irá tratar da produção ficcional dos escritores africanos tanto quanto dos afrodescendentes espalhados pelas três Américas como resultado da diáspora,  a partir da experiência de uma nova tomada de consciência do negro, da questão da identidade étnica, da alteridade e da luta por liberdade, igualdade e integração social. Assim, aceitar-se-ão textos que evidenciem e problematizem questões histórico-sociais e culturais sobre a condição do negro dentro deste contexto geográfico, cujas narrativas privilegiem autores preocupados em divulgar relatos e experiências da/com a negrura, a memória dos seus antepassados e o seu testemunho particular de vida e de luta contra a opressão.
GT: 08- Literatura Oral e Popular
Coordenadora: Prof.ª. Dra. Marilene do Vale Melo (UEPB/CH)

Ementa: Objetiva o estudos que sistematizem e caracterizem a literatura oral e popular a partir de sua origem histórica, em diálogo com o contexto cultural da atualidade. O enfoque envolve aspectos da Cultura Popular, do Folclore, da Literatura Oral e Popular manifestados nas modalidades poéticas (Romance e Cantigas, Cantoria e Folhetos de Feira); das relações da Literatura Popular com a Literatura Erudita e com outras artes (Teatro, Cinema. Música Popular); o cordel e a mídia; o cordel na internet; o cordel na sala de aula; análises de textos populares e das suas condições de produção e de transmissão.
GT: 09- A modernidade do popular e o popular na modernidade tardia
Coordenador: Prof.  Me. Nivaldo Rodrigues da Silva Filho (UEPB/Capes/DLI)

Ementa: A literatura popular transmuta-se pelas formas do conhecimento e abre-se como contingência estético-política da representação social nas artes. O capt histórico tem-se eivado uma subnutrição da literatura e da cultura popular, enquanto os registros críticos apontam para formas de saída que incluem, via de regra, o assentamento da interculturalidade como estratégia teórica de conceituação das práticas em literatura e artes populares. Este GT acolherá trabalhos que se proponham discutir o temário das formas literárias e de artes refratárias à literatura (do hip-hop à xilogravura, da toada à quadrilha junina...) cujas abordagens busquem ampliar o signo do popular para além da “cama-de-gato” da tradição. Abastece este debate os pontos de vista de Nestor Canclini(2000), Raymond Williams(2010), Paul Zomthor(1993) Mário de Andrade(1976), Moacir dos Anjos(2005).
GT 10: A relação Teoria & Prática no Ensino-aprendizagem  de Língua Portuguesa
Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Sales Barros (UEPB/CH)

Ementa: O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa proposto pelos Referenciais Curriculares para Educação básica da Paraíba, volume I, intitulado Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, subsidiado pelos documentos oficiais nacionais propõe opções teórico-metodológicas aplicáveis a contextos regionais e locais. Dessa forma, é promissor um ensino que impulsione situações de aprendizagem que possibilitem aos educandos escutar, ler e produzir textos orais e escritos considerando as condições de produção inerentes às situações de interação social, bem como sistematizar conhecimentos linguísticos, textuais e enunciativos. Logo, o grupo de trabalho visa reunir pessoas interessadas em discutir a relação teoria e prática no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, estruturado nos eixos temáticos e nas práticas de linguagem que integram diferentes sistemas desde a letra, imagens, sons, gestos, e movimentos cada vez mais frequentes no cotidiano e no contexto da sala de aula.
GT 11: LITERATURAS INFANTIL E INFANTO-JUVENIL: DO CLÁSSICO À CONTEMPORANEIDADE.
Coordenadora: Profa. Dra. Rosângela Neres Araújo da Silva

Ementa: Este grupo de trabalho reúne pesquisas acerca das Literaturas Infantil e Infanto-juvenil clássicas, contemporâneas e étnico-raciais, contemplando análises da poesia, prosa e teatro para crianças e jovens, bem como estudos comparativos, releituras e/ou adaptações fílmicas de textos para essa faixa-etária.
GT 12: Literatura de Língua Inglesa e Ensino
Coordenador: Prof. Me. Auricélio Soares Fernandes

Ementa: A literatura como discurso artístico também pode gerar infinitas possibilidades educacionais, principalmente a crítica e pedagógica. Esse grupo temático tem como principal objetivo discutir trabalhos e produções acadêmicas que abordem como eixo norteador propostas pedagógicas entre a literatura de língua inglesa e ensino, seja através de contos, peças teatrais, poemas, romances e outros gêneros literários de diversos períodos históricos, que sirvam de base para o ensino de vocabulário, gramática, fonética, morfologia assim como a formação crítica do aluno.