Grupo de Trabalhos
|
GT:
01 - Fonética
& Fonologia
|
Coordenador:
Prof. Dr. Leônidas José da Silva Jr – (UEPB/CH)
Ementa:
Este GT contempla trabalhos nas áreas de
Fonética, Fonologia e Prosódia indo
da percepção às
análise de dados
experimentais em estudos
de Língua Materna, Língua
Inglesa e Interlínguas.
|
GT:
02 - Práticas
Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa
|
Coordenador:
Prof. Dr. Leônidas José da Silva Jr – (UEPB/CH)
Ementa:
Este GT contempla trabalhos sobre práticas
pedagógicas de ensino de língua
inglesa em suas
diversas modalidades a contar com:
1- Oralidade & Letramento; 2-
Estratégias de leitura
e escrita; 3-
Aspectos interculturais; 4-Textos
literários no ensino
de língua inglesa; 5-
Recursos tecnológicos a serviço do ensino de inglesa
|
GT:
03 – Estágio supervisionado e a formação dos professores de línguas
|
Coordenadores:
Prof. Me. Fábio Pessoa da Silva (UFPB/PROLING/GELIT Prof.ª Ma. Luana Francisleyde Pessoa de Farias (UFPB/PROLING/GELIT)
Ementa:
Este Grupo Temático objetiva reunir trabalhos provenientes
das vivências (observação e regência) durante o Estágio Supervisionado em
Letras e/ou Pedagogia, como também pesquisas que problematizem o espaço e o tratamento oferecidos a esse período de formação
fundamental nas licenciaturas. Para tanto, destacamos alguns eixos temáticos:
O estágio como espaço de pesquisa; Entraves, avanços e desafios no estágio
supervisionado; A construção da identidade docente; Letramentos e formação
docente
|
GT:
04 – Teoria e crítica Literária e análise dos gêneros narrativos
|
Coordenador:
Prof. Dr. Eduardo Henrique Cirilo Valones (UEPB/CH)
Ementa:
Este GT pretende receber trabalhos sobre Teoria Literária e gêneros
literários narrativos. Espera-se trabalhos que abordem aspectos metodológicos
sobre Teoria e Crítica Literária ou que analisem e critiquem textos
narrativos e dramáticos, fundamentado nas tendências teórico-críticas sobre
narrativa literária e seus aspectos históricos e formais, dentro do gêneros
narrativo, a exemplo de epopeias, romances, contos, novelas, fábulas e
crônicas, e do dramático, como tragédias, dramas, autos e comédias.
|
GT:
05-
Trabalho
docente e suas representações
|
Coordenadoras: Prof.ª.
Ma. Rosycléa Dantas Silva (GELIT/UFPB)
Prof.ª Esp. Senizia
Cordeiro (GELIT/UFPB)
Ementa:
O trabalho do professor tem sido objeto de
inúmeras pesquisas na Linguística Aplicada (LA) que o tem estudado a partir
de diferentes perspectivas e paradigmas. Cientes da complexidade desse
objeto, a LA tem, nos últimos anos, discutido o trabalho do professor a
partir das contribuições das Ciências do Trabalho (SAUJAT, 2004; BUENO,
2009), como é o caso dos estudos pautados na linha teórica do Interacionismo
Sociodiscursivo (MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006, 2008; BUENO, 2007;
CRISTOVÃO, 2008, entre outros). Nesse sentido, este GT tem como proposta
criar um espaço para discussão sobre investigações e práticas que tenham o
objetivo de refletir sobre as questões referentes ao trabalho docente.
|
GT:
06- Diálogos entre mídias: a literatura, como princípio, meio e longe de ter
um fim.
|
Coordenador: Prof. Carlos Adriano Ferreira de Lima (UEPB/CH)
Ementa: Este
Grupo Temático tem como objetivo oferecer um espaço de discussão entre as
mídias com o literário, para tanto, os conceitos e noções de adaptação,
adaptabilidade, tradução semiótica, intersemiótica, releituras,
transliteração, assim como outros não elencados, mas que tornem possíveis
modificar as formas de pensar, refletir e problematizar as mediações com o
suporte literário. Objetivamos apresentar aos interessados na proposta do GT
um diálogo intercultural em que os meios/mídia integram e desintegram objetos,
noções e conceitos, em que a polissemia de conceitos e noções demonstrem,
desconstruam uma literatura estanque, e sim, uma nova forma de leitura que a
mesma encontra em novos tempos, espaços e mídias.
|
GT:
07-
Literaturas Africanas e da diáspora negra
|
Coordenadoras: Prof.ª Drª Rosilda Alves Bezerra (UEPB/CH)
Prof.ª Drª Sueli Meira Liebig (UEPB/CH)
Ementa: Este grupo de trabalho irá tratar da produção ficcional dos escritores
africanos tanto quanto dos afrodescendentes espalhados pelas três Américas como
resultado da diáspora, a partir da
experiência de uma nova tomada de consciência do negro, da questão da
identidade étnica, da alteridade e da luta por liberdade, igualdade e
integração social. Assim, aceitar-se-ão textos que evidenciem e problematizem
questões histórico-sociais e culturais sobre a condição do negro dentro deste
contexto geográfico, cujas narrativas privilegiem autores preocupados em
divulgar relatos e experiências da/com a negrura, a memória dos seus
antepassados e o seu testemunho particular de vida e de luta contra a opressão.
|
GT: 08- Literatura Oral e Popular
|
Coordenadora:
Prof.ª. Dra. Marilene do Vale Melo (UEPB/CH)
Ementa: Objetiva o estudos que
sistematizem e caracterizem a literatura
oral e popular a partir de sua origem histórica, em diálogo com o contexto
cultural da atualidade. O enfoque envolve aspectos da Cultura Popular, do
Folclore, da Literatura Oral e Popular manifestados nas modalidades poéticas
(Romance e Cantigas, Cantoria e Folhetos de Feira); das relações da
Literatura Popular com a Literatura Erudita e com outras artes (Teatro,
Cinema. Música Popular); o cordel e a mídia; o cordel na internet; o cordel
na sala de aula; análises de textos populares e das suas condições de
produção e de transmissão.
|
GT:
09- A modernidade do popular e o popular na modernidade tardia
|
Coordenador: Prof. Me. Nivaldo
Rodrigues da Silva Filho (UEPB/Capes/DLI)
Ementa: A literatura popular transmuta-se pelas formas do conhecimento e
abre-se como contingência estético-política da representação social nas
artes. O capt histórico tem-se eivado uma subnutrição da literatura e da
cultura popular, enquanto os registros críticos apontam para formas de saída
que incluem, via de regra, o assentamento da interculturalidade como
estratégia teórica de conceituação das práticas em literatura e artes
populares. Este GT acolherá trabalhos que se proponham discutir o temário das
formas literárias e de artes refratárias à literatura (do hip-hop à
xilogravura, da toada à quadrilha junina...) cujas abordagens busquem ampliar
o signo do popular para além da “cama-de-gato” da tradição. Abastece este
debate os pontos de vista de Nestor Canclini(2000), Raymond Williams(2010),
Paul Zomthor(1993) Mário de Andrade(1976), Moacir dos Anjos(2005).
|
GT 10: A relação
Teoria & Prática no Ensino-aprendizagem
de Língua Portuguesa
|
Coordenadora: Profa.
Dra. Adriana Sales Barros (UEPB/CH)
Ementa: O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
proposto pelos Referenciais Curriculares para Educação básica da Paraíba,
volume I, intitulado Linguagens, Códigos
e suas Tecnologias, subsidiado pelos documentos oficiais nacionais propõe opções
teórico-metodológicas aplicáveis a contextos regionais e locais. Dessa forma, é
promissor um ensino que impulsione situações de aprendizagem que possibilitem
aos educandos escutar, ler e produzir textos orais e escritos considerando as
condições de produção inerentes às situações de interação social, bem como
sistematizar conhecimentos linguísticos, textuais e enunciativos. Logo, o grupo
de trabalho visa reunir pessoas interessadas em discutir a relação teoria e
prática no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, estruturado nos eixos
temáticos e nas práticas de linguagem que integram diferentes sistemas desde a
letra, imagens, sons, gestos, e movimentos cada vez mais frequentes no
cotidiano e no contexto da sala de aula.
|
GT 11: LITERATURAS INFANTIL E INFANTO-JUVENIL: DO CLÁSSICO
À CONTEMPORANEIDADE.
|
Coordenadora:
Profa. Dra. Rosângela Neres Araújo da Silva
Ementa:
Este grupo de trabalho reúne pesquisas acerca
das Literaturas Infantil e Infanto-juvenil clássicas, contemporâneas e
étnico-raciais, contemplando análises da poesia, prosa e teatro para crianças
e jovens, bem como estudos comparativos, releituras e/ou adaptações fílmicas
de textos para essa faixa-etária.
|
GT 12: Literatura de
Língua Inglesa e Ensino
|
Coordenador: Prof. Me. Auricélio Soares Fernandes
Ementa: A literatura como
discurso artístico também pode gerar infinitas possibilidades educacionais,
principalmente a crítica e pedagógica. Esse grupo temático tem como principal
objetivo discutir trabalhos e produções acadêmicas que abordem como eixo
norteador propostas pedagógicas entre a literatura de língua inglesa e
ensino, seja através de contos, peças teatrais, poemas, romances e outros
gêneros literários de diversos períodos históricos, que sirvam de base para o
ensino de vocabulário, gramática, fonética, morfologia assim como a formação
crítica do aluno.
|