III Seminário de Letras – Campus
III/UEPB
|
Oficinas
|
Oficina 01: A música como potencializadora das
habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa. (Vagas esgotadas).
|
Ministrantes: Roberto Junior Ribeiro (UEPB/CH)
Polyana Luna Tomaz (UEPB/CH)
Ementa: Concepções teóricas e práticas
de Língua Portuguesa. A oralidade, leitura, interpretações a escrita a partir
da música, como princípios norteadores do Ensino de Língua Portuguesa.
OBJETIVO GERAL: A música, vista como uma das possíveis formas de o professor
despertar e aperfeiçoar as habilidades de leitura e escrita dos alunos,
favorece o desenvolvimento físico, social e cognitivo do discente,
propiciando uma maior sensibilidade, reflexão e criatividade, tornando-os
capazes de observar e escutar o mundo à sua volta, fazer diversas
interpretações e leituras de mundo, fatores esses que colaboram para sua
formação enquanto aluno e ser social.
|
Oficina 02:
Oficina Teatral “Num sei, só
sei que foi assim.” (vagas esgotadas)
|
Ministrantes:
Raquel Roldan
Mastrorosa (UEPB)
Djanira
Meneses da silva
Aymê Vasconcelos
Azevêdo Costa
Ementa: Nesta oficina
objetiva-se trabalhar a célebre obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, O
Auto da Compadecida. Visamos trabalhar a obra, os personagens, o imaginário
coletivo e o cômico, fazendo uso de técnicas teatrais que serão apresentadas
com fins de desenvolvimento rápido e espontâneo no ator/atriz.
|
Oficina 03: Pronuncia
de falantes do Inglês como segunda língua (vagas esgotadas)
|
Ministrante:
Antônio Xavier dos Santos (PIBIC/UEPB)
Ementa: Está oficina objetiva-se ao estudo das técnicas de pronúncia e
entonação da língua inglesa padrão, com atenção também aos aspectos regionais
e dialetais característicos dos seus diferentes elementos
linguístico-culturais, focando assim a pronúncia a partir do
connected speech e então mostrar como a cultura e a L1 influenciam o sujeito.
|
Oficina 04: Muito
além do verbo to be: Propostas e
reflexões acerca do ensino de língua inglesa na rede pública (vagas esgotadas)
|
Ministrantes: Ewerton Felix da Silva (PIBID/UEPB)
Cristiane Vieira Falcão (PIBID/UEPB
Ementa: É comum na sociedade em que vivemos, a crença de que o ensino de
língua inglesa, se restringe única e exclusivamente ao famoso verbo to be. Mas quais seriam as razões de
em pleno mundo globalizado em que vivemos, despender-se tanto tempo, apenas
neste verbo? A oficina propõe refletir sobre a relação entre o que regem os
PCNs e a realidade da escola pública, a viabilidade ou não, de se trabalhar
as quatro habilidades, além de expor propostas de atividades pedagógicas
práticas que venham a otimizar o ensino-aprendizado de língua inglesa.
|
Oficina
05: Técnicas Teatrais: Expressão corporal através da mímica (vagas esgotadas)
|
Ministrantes: Rhayssa Silveira (UFPB)
Jéssica Andrade (UEPB)
Ementa: Esta oficina tem por base a
iniciação as técnicas teatrais por meio de exercícios e dinâmicas que
exercitem a criatividade interpretativa através da mímica; juntamente com a
introdução teórica sobre teatro brasileiro e de rua.
Conteúdo
básico destinado a pessoas que não possuem experiências teatrais.
(Os participantes devem ir com roupas leves)
|
Oficina 06: Abordagens
discursivas através dos textos: Ensino de gramática, literatura e produção
textual. (Vagas esgotadas).
|
Ministrantes: Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/UEPB)
Janaína da Costa Barbosa (PIBID/UEPB)
Jobson Soares da Silva (PIBIC/UEPB)
Ementa: Apesar dos vários estudos alertarem para o fracasso da prática
tradicional que privilegia o ensino de gramática descontextualizada, ainda é comum encontrarmos professores a
utilizar tal concepção pedagógica.
Portanto, diante de tal situação a presente oficina tem como objetivo
mostrar caminhos possíveis para um ensino pautado no texto. Promovendo, um espaço
onde Literatura, gramática e produção textual dialogam de forma harmoniosa.
Descontruindo, assim, a ideia de que as três esferas são partes isoladas que
não se complementam. Portanto, trabalhar-se-á o ensino sob os três eixos
“Leitura, escrita e gramática”.
|
Oficina 07: Entre a África e a sala de aula: Metodologias
para efetivação da Lei 10.639/2003 (CANCELADA)
|
Oficina 08: Reescrita textual e suas possíveis
aplicações em sala de aula
|
Ministrante: Profa. Esp. Raquel Lima Araújo
de Oliveira (PROFLETRAS/UEPB).
Ementa:
Nesta oficina, temos o objetivo de
analisar algumas estratégias de reescrita textual, como contribuição para o
aprendizado da modalidade escrita de nossa língua. Para isso, refletiremos
sobre como podemos aplicar, de maneira sistemática, essas estratégias nas
aulas de Língua Portuguesa.
|
Oficina
09: A Literatura de Cordel em Sala de Aula (vagas esgotadas)
|
Ministrantes: Bruna Stefânia
Simplício da Silva (UEPB)
Josirene Gomes Costa (UEPB)
Anderson Nicacio Medeiros
Almeida (UEPB)
Ementa: Origem da Literatura de Cordel;
Temáticas e características da Literatura de Cordel; Cordel: da feira à sala
de aula. Com o crescimento e o interesse do estudante pela Literatura de
Cordel, o objetivo da oficina consiste em mostrar a riqueza de trabalhar o
folheto de cordel na sala de aula com alunos do ensino fundamental.
|
Oficina
10: Comunicação básica em língua alemã (Grüße)
|
Ministrante: Francisco César Costa
Lins (UEPB)
Ementa: A língua alemã é a língua oficial na Alemanha, Áustria e
Liechtenstein e na maior parte da Suíça, além de ser considerada uma das
vinte e três línguas oficiais da União Europeia. Para os amantes de línguas
estrangeiras esta oficina propõe um conhecimento básico acerca da comunicação
em alemão (grüße), além de expor algumas regras e curiosidades a respeito da
mesma. De forma dinâmica serão trabalhados diálogos, músicas e pequenos
textos para facilitar a compreensão do idioma.
|
Oficina
11: INTRODUÇÃO À LIBRAS: UMA ABORDAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (MAIS 5 VAGAS DISPONÍVEL)
|
Ministrantes: Robson Silva Ribeiro - (UEPB)
Jackeline Pê da Cruz - (UFPB)
Ementa: Esta oficina tem como objetivo mostrar aos participantes
conceitos básicos da Língua Brasileira de sinais (LIBRAS), sua estrutura e cultura
bem como, apresentar aspectos que a compõe: alfabeto, expressões faciais,
cumprimentos, dias da semana, meses do ano, cores, etc. Proporcionando melhor
entendimento, interação e compreensão da mesma.
|
Oficina
12: Oficina de Ilustração de Moda
|
Ministrantes: Renato Mendonza
Joseymar Almeida
Ementa: Esta oficina tem por
finalidade, proporcionar a percepção da expressão artística no
desenvolvimento humano. Partindo do estudo do desenho de moda, que engloba a
observação da anatomia e proporções do corpo humano, a oficina propõe ao
participante o conhecimento das diversas representações artísticas da moda,
sabendo-se que esta conjuga-se com a arte cotidianamente, e a interação com o
meio social a fim de construir uma ampliação de olhares, Promovendo contato
entre visão do professor e o olhar do artista, por meio de uma viagem pelo
universo da idumentária. Um convite a beber da fonte criativa, observar a
reinvenção dos objetos artísticos e didáticos com a utilização de materiais
para além do óbvio (tecidos, fitas, papéis, elementos naturais) incentivando
a criatividade, a percepção e a criação de uma linguagem pessoal na
elaboração de uma ilustração de moda.
|