Oficinas

III Seminário de Letras – Campus III/UEPB
Oficinas
Oficina 01:   A música como potencializadora das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa. (Vagas esgotadas)
Ministrantes: Roberto Junior Ribeiro (UEPB/CH)
                  Polyana Luna Tomaz   (UEPB/CH)

Ementa: Concepções teóricas e práticas de Língua Portuguesa. A oralidade, leitura, interpretações a escrita a partir da música, como princípios norteadores do Ensino de Língua Portuguesa. OBJETIVO GERAL: A música, vista como uma das possíveis formas de o professor despertar e aperfeiçoar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, favorece o desenvolvimento físico, social e cognitivo do discente, propiciando uma maior sensibilidade, reflexão e criatividade, tornando-os capazes de observar e escutar o mundo à sua volta, fazer diversas interpretações e leituras de mundo, fatores esses que colaboram para sua formação enquanto aluno e ser social.

Oficina 02: Oficina Teatral “Num sei, só sei que foi assim.” (vagas esgotadas) 
Ministrantes: Raquel Roldan Mastrorosa (UEPB)
                      Djanira Meneses da silva
                       Aymê Vasconcelos Azevêdo Costa

Ementa: Nesta oficina objetiva-se trabalhar a célebre obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida. Visamos trabalhar a obra, os personagens, o imaginário coletivo e o cômico, fazendo uso de técnicas teatrais que serão apresentadas com fins de desenvolvimento rápido e espontâneo no ator/atriz.

Oficina 03: Pronuncia de falantes do Inglês como segunda língua (vagas esgotadas)
Ministrante:  Antônio Xavier dos Santos (PIBIC/UEPB)

Ementa: Está oficina objetiva-se ao estudo das técnicas de pronúncia e entonação da língua inglesa padrão, com atenção também aos aspectos regionais e dialetais característicos dos seus diferentes elementos linguístico-culturais, focando assim a pronúncia a partir do connected speech e então mostrar como a cultura e a L1 influenciam o sujeito.

Oficina 04: Muito além do verbo to be: Propostas e reflexões acerca do ensino de língua inglesa na rede pública (vagas esgotadas)
Ministrantes: Ewerton Felix da Silva (PIBID/UEPB)
                Cristiane Vieira Falcão (PIBID/UEPB

Ementa: É comum na sociedade em que vivemos, a crença de que o ensino de língua inglesa, se restringe única e exclusivamente ao famoso verbo to be. Mas quais seriam as razões de em pleno mundo globalizado em que vivemos, despender-se tanto tempo, apenas neste verbo? A oficina propõe refletir sobre a relação entre o que regem os PCNs e a realidade da escola pública, a viabilidade ou não, de se trabalhar as quatro habilidades, além de expor propostas de atividades pedagógicas práticas que venham a otimizar o ensino-aprendizado de língua inglesa.

Oficina 05: Técnicas Teatrais: Expressão corporal através da mímica (vagas esgotadas)
Ministrantes: Rhayssa Silveira (UFPB)
               Jéssica Andrade (UEPB)

Ementa: Esta oficina tem por base a iniciação as técnicas teatrais por meio de exercícios e dinâmicas que exercitem a criatividade interpretativa através da mímica; juntamente com a introdução teórica sobre teatro brasileiro e de rua. 
Conteúdo básico destinado a pessoas que não possuem experiências teatrais. 
(Os participantes devem ir  com roupas leves)

Oficina 06: Abordagens discursivas através dos textos: Ensino de gramática, literatura e produção textual. (Vagas esgotadas). 
Ministrantes: Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/UEPB)
                Janaína da Costa Barbosa (PIBID/UEPB)
                 Jobson Soares da Silva (PIBIC/UEPB)

Ementa: Apesar dos vários estudos alertarem para o fracasso da prática tradicional que privilegia o ensino de gramática descontextualizada, ainda é comum encontrarmos professores a utilizar tal concepção pedagógica.  Portanto, diante de tal situação a presente oficina tem como objetivo mostrar caminhos possíveis para um ensino pautado no texto. Promovendo, um espaço onde Literatura, gramática e produção textual dialogam de forma harmoniosa. Descontruindo, assim, a ideia de que as três esferas são partes isoladas que não se complementam. Portanto, trabalhar-se-á o ensino sob os três eixos “Leitura, escrita e gramática”.

Oficina 07: Entre a África e a sala de aula: Metodologias para efetivação da Lei 10.639/2003 (CANCELADA) 

Oficina 08: Reescrita textual e suas possíveis aplicações em sala de aula
Ministrante: Profa. Esp. Raquel Lima Araújo de Oliveira (PROFLETRAS/UEPB).
Ementa:
Nesta oficina, temos o objetivo de analisar algumas estratégias de reescrita textual, como contribuição para o aprendizado da modalidade escrita de nossa língua. Para isso, refletiremos sobre como podemos aplicar, de maneira sistemática, essas estratégias nas aulas de Língua Portuguesa.

Oficina 09: A Literatura de Cordel em Sala de Aula (vagas esgotadas)
Ministrantes: Bruna Stefânia Simplício da Silva (UEPB)
               Josirene Gomes Costa (UEPB)
               Anderson Nicacio Medeiros Almeida (UEPB)

Ementa: Origem da Literatura de Cordel; Temáticas e características da Literatura de Cordel; Cordel: da feira à sala de aula. Com o crescimento e o interesse do estudante pela Literatura de Cordel, o objetivo da oficina consiste em mostrar a riqueza de trabalhar o folheto de cordel na sala de aula com alunos do ensino fundamental.

Oficina 10: Comunicação básica em língua alemã (Grüße)
Ministrante: Francisco César Costa Lins (UEPB)

Ementa: A língua alemã é a língua oficial na Alemanha, Áustria e Liechtenstein e na maior parte da Suíça, além de ser considerada uma das vinte e três línguas oficiais da União Europeia. Para os amantes de línguas estrangeiras esta oficina propõe um conhecimento básico acerca da comunicação em alemão (grüße), além de expor algumas regras e curiosidades a respeito da mesma. De forma dinâmica serão trabalhados diálogos, músicas e pequenos textos para facilitar a compreensão do idioma.

Oficina 11: INTRODUÇÃO À LIBRAS: UMA ABORDAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (MAIS 5 VAGAS DISPONÍVEL) 
Ministrantes: Robson Silva Ribeiro - (UEPB)
                Jackeline Pê da Cruz - (UFPB) 

Ementa: Esta oficina tem como objetivo mostrar aos participantes conceitos básicos da Língua Brasileira de sinais (LIBRAS), sua estrutura e cultura bem como, apresentar aspectos que a compõe: alfabeto, expressões faciais, cumprimentos, dias da semana, meses do ano, cores, etc. Proporcionando melhor entendimento, interação e compreensão da mesma.

Oficina 12: Oficina de Ilustração de Moda
Ministrantes: Renato Mendonza
               Joseymar Almeida 

Ementa: Esta oficina tem por finalidade, proporcionar a percepção da expressão artística no desenvolvimento humano. Partindo do estudo do desenho de moda, que engloba a observação da anatomia e proporções do corpo humano, a oficina propõe ao participante o conhecimento das diversas representações artísticas da moda, sabendo-se que esta conjuga-se com a arte cotidianamente, e a interação com o meio social a fim de construir uma ampliação de olhares, Promovendo contato entre visão do professor e o olhar do artista, por meio de uma viagem  pelo universo da idumentária. Um convite a beber da fonte criativa, observar a reinvenção dos objetos artísticos e didáticos com a utilização de materiais para além do óbvio (tecidos, fitas, papéis, elementos naturais) incentivando a criatividade, a percepção e a criação de uma linguagem pessoal na elaboração de uma ilustração de moda.